Pergunta:
Obrigada por este instrumento precioso que é o Ciberdúvidas.
Fiz uma busca rápida, mas não encontrei o que queria, por isso vou pôr a questão. Estou a transcrever uma entrevista e à pergunta «Estudou?» a resposta foi «Sim, fiz o 1.º e o 2.º Grau e não fiz Faculdade». Pergunto se "Grau" deve escrever-se com maiúscula e "Faculdade" também, uma vez que "Grau" tem aqui o valor de uma qualificação oficial e tem, penso, o valor de nome próprio; e "faculdade" também, embora não se trate de uma Faculdade específica, estando a palavra a substituir um nome próprio omitindo a restante designação, mas entendo que, como estabelecimento oficial de ensino, assume tal como "Grau" o valor de substantivo próprio.
Mais à frente o informante diz «fiz cursos de pedagogias» e, relativamente à palavra «pedagogias», tenho a mesma dúvida, porque não é dito o título do curso frequentado e porque a palavra no plural não pode adquirir o valor de nome próprio, penso eu.
Podem esclarecer-me?
Resposta:
De acordo com o Código de Redacção Interinstitucional da União Europeia, usa-se faculdade com maiúscula apenas quando se trata do nome da escola, por exemplo: Faculdade de Medicina, Faculdade de Letras. Assim, em «não fiz faculdade», «frequentei a faculdade» ou «andei na faculdade», não deve ser usada maiúscula na palavra faculdade. O mesmo se passa em «fiz o 1.º e o 2.º grau», que será o equivalente brasileiro do português «completei o ensino secundário», em que «ensino secundário» aparece também com minúsculas iniciais.
Quanto ao caso de pedagogias, diz o mesmo código:
«Nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: doutorado em Medicina, lecciona Álgebra, formado em História, frequenta Anatomia cadeira de Latim, 1.° ano de Economia, cursou Direito, doutor em Letras, sempre teve muito boas notas em Português.»
O uso da palavra pedagogias pelo informante da consulente parece não se inscrever em nenhum destes casos, pelo que deverá ser escrito com minúscula. Digo parece porque não tenho contextos suficientes para ser mais categórico.
Seria possível, por isso, que pedagogias fosse usado com maiúscula, se se tratasse do nome de um quadro de estudo pedagogicamente organizado ou de uma disciplina escolar. Existem unidades curriculares denominadas "Metodologias e Pedagogias" ou "Pedagogias da Infância". Assim, não seria impossível termos, por exemplo, «sempre teve boa notas em Pedagogias». O facto de aparecer no plural não é determinante, como se pode ver em «acabei o curso de Lí...