Pergunta:
A conjunção enquanto apresenta valor semântico de tempo e de proporção, mas em alguns contextos, mesmo que façamos a substituição por outra conjunção ou locução conjuntiva correspondente a esses valores, não é possível desfazer a ambiguidade. Ex.: «Enquanto o professor escrevia, os alunos conversavam.» Como resolver então essa questão? Há um meio de desfazer a ambiguidade, ou devemos considerar as duas respostas como possíveis e corretas?
Resposta:
Como referem Cunha e Cintra, a polissemia conjuncional leva a que o valor das conjunções esteja condicionado pelo contexto em que se inserem (cf. Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 586), pelo que, como refere a consulente, há casos em que, mesmo fazendo a substituição por outras conjunções, permanece a ambiguidade.
No caso da conjunção enquanto, certos autores referem que a sua classificação como conjunção proporcional (designação da nomenclatura gramatical brasileira, inexistente na tradição portuguesa) deve refletir uma dependência semântica entre as ideias apresentadas nas orações, i. e., para que uma ocorra em proporção, a primeira deve ser efetivada (cf. Maria Célia Lima-Hernandes, "Níveis no Processamento da Comparação no Português Contemporâneo [...]"). Quer isto dizer que, à margem da coocorrência temporal, terá de existir um nexo de causalidade entre os dois termos para se verificar o valor semântico de proporção.
O estabelecimento desse nexo dependerá, em boa medida, da interpretação dos falantes. No caso da frase apresentada pela consulente, poderemos considerar a conjunção como sendo proporcional se pensarmos que há um nexo entre a ação do professor (escrevendo no quadro, de costas viradas para os alunos) e a reação dos alunos (falando uns com os outros, aproveitando a desatenção do professor). Mas também poderemos considerar que as ocorrências são concomitantes e independentes.
Repare noutros exemplos.
1) «Enquanto o João viaja pelo mundo fora, a economia portuguesa piora.»
2) «Enquanto o João viaja pelo mundo fora, a sua mulher [do João] trabalha.»