Textos publicados pela autora
Demais dif. de de mais
Quem + verbo no singular
«Quem o atacou sabia onde morava e fizeram-lhe uma espera», escrevia-se no jornal 24 Horas de 15 de Fevereiro p. p., numa notícia sobre a agressão a um sargento da GNR.
Escrevia-se mal: o sujeito quem leva o verbo para a 3.ª pessoa do singular: «Quem o atacou sabia onde morava e fez-lhe uma espera.»...
«Começam a desenhar-se os contornos»
«Começa agora a desenhar-se os contornos da nova lei: período de reflexão curto, não há aconselhamento obrigatório e esta tónica de que o ministro da Saúde, pelo menos, quer que os abortos sejam feitos, prioritariamente, no Serviço Nacional de Saúde.»
Nesta frase1, o verbo começar deverá ir para a 3.ª pessoa do plural, concordando com o seu sujeito, que está no plural («os contornos da nova lei»): «Começam agora a desenhar-se os contornos da nova lei.»
TVI...
«Perceber de» vs. «aperceber-se de»
A notícia referia o vídeo dado à estampa pelo jornal inglês The Sun, que retrata o erro de dois pilotos norte-americanos, em 2003, no Iraque, provocando a morte de um soldado britânico: «O vídeo mostra também o profundo desespero dos pilotos ao perceberem do erro cometido.»1
Perceber de significa «ser perito em», «ter bons conhecimentos sobre» (ex.: «Ele percebe de computadores»).
Aperceber-se de significa «dar-se conta de», «notar» (ex.: «Ele...
