Pergunta:
Diz-se «os soldados que estavam encarregados da esquadra», como vi numa recente emissão do programa Cuidado com a Língua!, na RTP, ou, como creio ser a forma correcta, «os soldados que estavam encarregues da esquadra»?
Obrigado.
Resposta:
Na 20.ª emissão do programa de televisão Cuidado com a Língua!, foi utilizada – correctamente – a construção «eram encarregados» [«Deu-se este nome aos soldados que, pelas suas qualidades, eram encarregados do comando de uma esquadra, fazendo, como tal, serviço de cabos»], na explicação da origem da expressão «de cabo da esquadra».1
Embora o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (1940) registe o termo encarregue, esta palavra é referida na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira como pertencendo ao registo popular, não aparecendo na generalidade dos dicionários actuais. O seu uso é mesmo desaconselhado por autores como Vasco Botelho do Amaral (Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas do Idioma Português, 1952), D'Silvas Filho (Prontuário Universal – Erros Corrigidos de Português, 1997) ou Edite Estrela (Saber Escrever, Saber Falar, 2004). Trata-se de uma forma eventualmente criada por analogia com entregue (de entregar).
Por outro lado, o particípio passado encarregado aparece referido no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa (2001), com os seguintes exemplos: «Ficou encarregado de fazer o jantar para todos»; «Estava encarregado da organização do ficheiro.»
Está, pois, correcto dizer-se «eram encarregados» ou «estavam encarregados», tal como «tinham encarregado...