Pergunta:
No excelente programa Cuidado com a Língua!, da RTP, numa explicação da mudança de sentido da palavra rival, pareceu-me ter ouvido (ou escutado) a locutora mencionar a palavra dantes, quando explicava o tempo da palavra acima referida. Será correcto?
Resposta:
No 11.º programa Cuidado com a Língua!, foi referido qual o significado do termo rival «dantes» e «hoje», ou seja, antigamente e actualmente.
Está correcta a construção «dantes, rival significava… hoje, significa…».1
Efectivamente, emprega-se o advérbio de tempo dantes quando se pretende dizer «antigamente», «outrora», «antes de agora». Quanto ao advérbio antes, pode ser utilizado em diversas situações, das quais selecciono apenas a que diz respeito ao tempo: emprega-se antes quando se pretende situar algo entre um ponto e outro («anteriormente», «precedentemente», «previamente»).
Exemplos do emprego de dantes:
(1) Dantes, havia linha de caminho-de-ferro até Viseu; hoje, não há.
(2) Dantes, os alunos do Liceu D. João III em Coimbra usavam capa e batina; hoje, este vestuário é exclusivo de estudantes universitários.
Exemplos do emprego de antes:
(3) Compra, por favor, um pacote de arroz, mas, antes, passa pela farmácia, pois pode fechar.
(4) Não me recrimines: para compreenderes tudo o que fiz, tenho de te dizer o que se passou antes.
1 «Rival provém da palavra latina rivus, que significava rio... (…) Rivais eram os habitantes das margens do mesmo rio, do qual se serviam. Como o rio servia os habitantes de uma e de outra margem, eles estavam uns em frente dos outros e, por vezes, uns...