José Neves Henriques (1916-2008) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Neves Henriques (1916-2008)
José Neves Henriques (1916-2008)
104K

Professor de Português. Consultor e membro do Conselho Consultivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Antigo professor do Colégio Militar, de Lisboa; foi membro do Conselho Científico e diretor do boletim da Sociedade da Língua Portuguesa; licenciado, com tese, em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra; foi autor de várias obras de referência (alguns deles em parceria com a sua colega e amiga Cristina de Mello), tais como Gramática de hojeA Regra, a Língua e a Norma A Regra, Comunicação e Língua PortuguesaMinha Terra e Minha Gente e A Língua e a Norma, entre outrosFaleceu no dia 4 de março de 2008.

CfMorreu consultor do Ciberdúvidas

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

O título de uma das vossas controvérsias coloca-me algumas dúvidas. Aproveito para juntar outras: qual o plural de "Pato Donald", Silva, Silva Costa, irmão Rebelo, irmão Rebelo de Andrade.

Resposta:

Os nomes de pessoas também têm plural. É errado o que se lê e ouve nos meios de comunicação social, como: os Silva, os António, os Rebelo, os Andrade, etc. (diga-se e escreva-se: os Silvas, os Antónios, os Rebelos, os Andrades, etc.).

Quanto a "Pato Donald"…isto não pertence à nossa língua. Mas podemos dizer assim: os Patos Donald.

Quando o nome de pessoa é constituído por mais de um vocábulo, costuma-se pluralizar apenas o primeiro: os Silvas Costa, os irmãos Rebelos de Andrade. E dizemos os irmãos Rebelos.

Pergunta:

Diz-se /treze/ ou /treuze/?

Resposta:

A pronúncia-padrão é /trê-ze/. A pronúncia /treu-ze/ é um regionalismo lisboeta.

Pergunta:

É correcto escrever «Torci o pulso e fiquei com um entorse»? Vejo escrever «entorse» em Medicina e «colunas torsas» em Arquitectura. Por outro lado escreve-se «torcer a roupa», ou «a torcida do candeeiro». Todas as expressões são correctas? Se não são, devo usar o c ou o s?

Resposta:

Esta palavra é cópia escusada do francês entorse. O dicionarista Cândido de Figueiredo aconselha o português torcedura, de torcer + -dura, sufixo que significa acção e resultado da acção.

A denominação colunas torsas está correcta. Torsas vem do latim torsa(s), torcidas.

Pergunta:

Gostaria de saber qual é a forma correcta de escrever e pronunciar as quatro fases da mitose (divisão celular). Se profase, metafase, anafase e telofase, ou prófase, métafase, anáfase e telófase.

Resposta:

As palavras seguintes são esdrúxulas, cujo acento tónico está na sílaba onde se encontra o acento gráfico: prófase, metáfase, anáfase, telófase.

Pergunta:

Gostaria de ser esclarecido quanto ao género de alguns organitos celulares e não só, que são ditos tanto no masculino como no feminino. Por ex: enzimas e mitocôndrias.

Resposta:

As palavras, como diz, enzimas e mitocôndrias, ou melhor, no singular enzima e mitocôndria, são palavras femininas, ambas elas derivadas do grego:

a) Enzima, do prefixo en- (posição interior, dentro) + zyme (fermento). Daqui o significado de fermento produzido pelas células vivas.

b) Mitocôndria, do grego mitos (fio) + a chondrós, em forma de grão + sufixo grego -ia, que serve para formar substantivos. Daqui o significado seguinte: cada uma das pequenas formações granulares ou bastonetiformes existentes no citoplasma celular, e cujo conjunto se designa por condrioma.