Textos publicados pela autora
Substantivo próprio e determinante
Pergunta: Substantivo próprio tem ou precisa de um determinante?
Resposta: Com os substantivos, ou nomes, próprios o determinante mais usual é o artigo definido. A sua utilização, porém, nem sempre obedece a uma regra única e generalizada. Acresce ainda o facto de, eventualmente, haver, aqui e ali, diferenças entre o uso do artigo em Portugal e no Brasil.Referir-me-ei a alguns aspectos do uso do artigo com os nomes de pessoas e com os nomes geográficos.
Nomes de pessoas:
Usa-se o artigo, veiculando uma ideia de...
Sobre luta e lutar
Pergunta: Com as palavras luta e lutar, sabemos que em luta ocorre derivação regressiva e, por indicar ação, é uma palavra derivada; assim, lutar é primitiva.
No entanto, em «Ele luta», luta é verbo. Em «A luta foi boa», luta é substantivo. Pergunto: ocorre, então, a derivação imprópria?
Pode ocorrer dois processos com a mesma palavra?
Grato.Resposta: A forma a partir da qual se caracteriza a derivação...
Ainda «eu mesmo» e «eu próprio»
Pergunta: Ao contrário do que se afirma no Ciberdúvidas, Fernando Pessoa considerava a forma «eu mesmo» mais correcta do que «eu próprio». Afirma isso na célebre carta a Adolfo Casaes Monteiro, onde diz que Álvaro de Campos escreve português com alguns lapsos e aponta expressamente este. Mesmo que ambos possam, hoje em dia, ser correctos, com que bases Fernando Pessoa, um cultor da língua portuguesa, afirmava tal?
Antecipadamente agradecido.Resposta: O facto de a nossa língua ser uma entidade viva, em mudança constante,...
«Tipos de texto» = «protótipos textuais»
Pergunta: Apesar de leccionar na área de Língua Portuguesa, não me vejo, neste momento, obrigada a utilizar e/ou conhecer ao pormenor a nova terminologia linguística, que tantas dúvidas tem suscitado. Neste sentido, e porque me deparei com uma questão que exigia o conhecimento mais aprofundado destas alterações, gostaria que me elucidassem sobre o termo adequado a usar: se «tipos de texto», se «protótipos textuais». Aproveito ainda para questionar em que altura os docentes do básico e do secundário terão de se submeter...
Sobre o uso do conjuntivo na negativa
Pergunta: Agradecia esclarecimento sobre obrigatoriedade do uso do conjuntivo na negativa — ex. «pode dizer-se com rigor que o jogo de damas é importante para o cérebro» — «não pode dizer-se que.... seja...»
A frase, ao ser transformada para a negativa, pode ter outras alternativas?
Obrigada pelo esclarecimento.Resposta: A forma como produzimos enunciados nem sempre facilita uma interpretação rigorosa e inequívoca. No caso concreto da frase em apreço, temos uma perífrase, ou locução verbal, que veicula uma ideia de...
