Textos publicados pelo autor
A formação das nacionalidades na língua portuguesa
Pergunta: Agradecia imenso se me pudessem responder se há alguma regra para a formação das nacionalidades na língua portuguesa.
Obrigado.Resposta: Não há regras, há é sufixos que aparecem mais frequentemente do que outros na formação deste tipo de palavras. Seguem-se alguns nomes e adjectivos pátrios ou de nacionalidade distribuídos pelos seguintes sufixos:
-ês: francês, inglês, libanês, sudanês,...
A diferença entre variação linguística e mudança linguística
Pergunta: Eu gostaria de saber o que é a mudança linguística em si e qual a diferença entre variação linguística e mudança linguística?
Obrigada.Resposta: O Dicionário de Termos Linguísticos (Lisboa, Edições Cosmos), organizado por Maria Francisca Xavier e Maria Helena Mira Mateus, define mudança linguística assim:
«Qualquer modificação sofrida pela estrutura de uma língua (a nível fonético, fonológico, morfológico, sintáctico ou semântico) ao longo do tempo.»
No mesmo dicionário, variação é:
«[O] fenómeno...
Os pressupostos de uma frase
Pergunta: Na frase: «O brasileiro, de índole individualista, é bastante avesso à participação em associações que exerçam alguma pressão em seu benefício», há dois pressupostos. O primeiro é o de que todo o brasileiro é de índole individualista. E o segundo, qual é?Resposta: O outro pressuposto é o de haver «associações que exerçam alguma pressão em seu benefício»....
Figura de pensamento em versos
Pergunta: Que figura de pensamento há nos seguintes versos do texto de Adélia Prado?
«Prateou no ar dando rabanadas» e «coisas prateadas espocam».
Obrigada.Resposta: Os versos em apreço fazem parte de um poema, que vale a pena aqui transcrever.
Casamento
Há mulheres que dizem: Meu marido, se quiser pescar, pesque, mas que limpe os peixes. Eu não. A qualquer hora da noite me levanto, ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar. É tão bom, só a gente sozinhos na...
Tropos retóricos e figuras retóricas
Pergunta: Gostava de saber o que são tropos retóricos e o que os distingue de figuras retóricas.Resposta: Não há clareza nem unanimidade a respeito da definição de tropo. Dá-se aqui a perspectiva de João David Pinto Correia em Falar Melhor, Escrever Melhor (Lisboa, Selecções do Reader´s Digest, págs. 495-505). Sintetizando propostas que já têm séculos e apropriações mais recentes, Pinto Correia classifica como figuras de expressividade o que tradicionalmente no ensino se designa "figuras de retórica" ou "figuras...
