Textos publicados pelo autor
O infinitivo como complemento nominal
Pergunta: Quanto ao exemplo de infinitivo aplicado como complemento nominal de alguns adjetivos («Esse exercício é fácil de fazer»), isso também não ocorre com alguns substantivos desde que o substantivo peça algum complemento nominal? Exemplo:
«Ela tem o direito de reivindicar.»
«De reivindicar» também é complemento nominal?
E se a frase fosse: «Ela tem o direito de reivindicar por seus direitos.» Somente nesse caso se teria uma oração subordinada completiva nominal reduzida de infinitivo?
E quanto a uma frase em...
Datas aproximadas: «(em) cerca de 1541»
Pergunta: Ao fazer a revisão de um texto, corrigi a oração «(...) que aí terá nascido cerca de 1541» para «(...) que aí terá nascido em cerca de 1541».
O autor do texto questionou a validade da correcção, e eu gostaria de saber qual é a forma correcta.
Ao pesquisar o site, apenas encontrei referência à dúvida «nascido em» ou «nascido a», e a explicação apresentada sustenta a minha correcção. A colocação do advérbio cerca permite omitir a preposição?
Obrigada.Resposta: Em expressões de tempo...
O sufixo -idade e o «sentimento de ser chinês»
Pergunta: Numa tese de doutoramento sobre a China, ando à procura da melhor palavra para corresponder ao inglês chineseness, isto é, «ser ou sentir-se chinês». Em português temos lusitanidade como essa consciência de se sentir português. Como é que acham que posso formar idêntica construção linguística para os chineses?
Fico grato.Resposta: Terá de criar uma nova palavra (neologismo) ou recorrer a uma perífrase como a que menciona na pergunta. Note que substantivos como lusitanidade,...
Os gentílicos de Xanto e Mira (actual Turquia)
Pergunta: Quais seriam os gentílicos de Xanto e Mira, cidades da antiga região da Lícia, na Anatólia, sendo a primeira mencionada a capital da dita região?
Muito obrigado.Resposta: Não encontro formas dicionarizadas nem sei de formas que sejam correntes, até porque se trata de referentes mencionados só em contextos eruditos ou especializados. Mas, tendo em atenção o facto de existir uma povoação portuguesa com o nome de Mira, parece aceitável aplicar à cidade da Ásia Menor o mesmo gentílico: mirenses.
Já o caso de Xanto é...
O gentílico de Sárdis (actual Turquia)
Pergunta: Qual seria o gentílico de Sardes, capital da antiga região da Lídia, na Anatólia?
Muito obrigado.Resposta: Para Rebelo Gonçalves (Vocabulário da Língua Portuguesa), é «inexacta a forma Sardes, decalque do fr[ancês] Sardes», pelo que a forma que aquele filólogo fixa é Sárdis, sem que registe paralelamente o respectivo gentílico. Como não encontro fontes que indiquem tal palavra, sugiro, neste caso, o recurso a uma perífrase: «os (naturais ou habitantes) de...
