Pergunta:
A palavra contributo pede à/ao/aos/às, ou para o/a/os/as? É correcto escrever «o novo relvado é um contributo ao desporto»?
Resposta:
Como contribuição1, contributo tende geralmente a ser usado com a preposição para. A expressão mais correta é, portanto, «o novo relvado é um contributo para o desporto». No entanto, observe-se que contributo forma com dar uma locução verbal, «dar (um) contributo», que tem um complemento introduzido por a e que marca um complemento indireto.
1 Atesta-se o uso de contribuição com a preposição a, sem que a palavra se associe ao verbo dar: «Dali irradiaria para o estrangeiro a notícia dos nossos trabalhos, integrando-nos no movimento universal, e fazendo avultar a nossa contribuição ao tesouro geral da ciência», Ricardo Jorge, Sermões dum Leigo (in Francisco Fernandes, Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, São Paulo, Editora Globo, 1995). Este comportamento do substantivo contribuição e o paralelo de contributo com ele permitem aceitar o emprego de a com contributo, embora de uma forma muito marginal, pelo menos, no português de Portugal.