Textos publicados pelo autor
A etimologia da palavra respeito
Pergunta: Qual a origem etimológica da palavra respeito?Resposta: A palavra respeito vem do «lat[im] respectus,ūs, "ação de olhar para trás; consideração, respeito, atenção, conta; asilo, acolhida, refúgio"; f[orma] hist[órica] sXIV respeyto, sXV respeito, sXV rrespecto» (Dicionário Eletrônico Houaiss).
Respeito quer dizer, entre outras coisas, «ato ou efeito de respeitar(-se)»; «sentimento que leva alguém a tratar outrem ou alguma coisa com...
Forração e forramento
Pergunta: Apareceu-me um documento com a palavra "forreção", de forrar cadeiras.
Tenho a certeza de que não se escreve assim, provavelmente "forração" seria o mais adequado, mas mesmo assim continua-me a parecer que haverá outra palavra sinónima do verbo forrar para se conjugar assim.
Fico a aguardar esclarecimento.Resposta: O Dicionário Eletrônico Houaiss regista forração, embora como regionalismo do Brasil, e diz que se trata de «ato ou efeito de revestir ou cobrir com...
«Tens muita rópia, mas acções é que não se vêem»
Pergunta: O que quer dizer «Tens muita rópia, mas acções é que não se vêem»?Resposta: A palavra rópia é um regionalismo «de origem obscura» e quer dizer «arreganho; petulância» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora].
O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que é um regionalismo do Minho e de Trás-os-Montes, de «origem obscura», com o significado de «fanfarrice, bravata ou atitude de desafio», a exemplo de «a r[ópia] lusa dos toureiros e dos campinos».
Deste modo, a...
Tronqueiras e tranqueiras
Pergunta: Qual o termo mais correcto para designar as cancelas que cerram as ruas aquando das largadas de toiros? Pergunto isto porque, sendo eu de Vila Franca de Xira, terra de largadas de toiros pelas ruas, sempre me habituei a ouvir dizer "tronqueiras" e, no entanto, pela leitura de alguns dicionários, parece-me mais correcta a utilização de "tranqueiras".
Obrigado pela atenção dispensada.Resposta: O regionalismo tronqueira (de tronco + -eira) quer dizer «cada um dos madeiros...
