Pergunta:
No meu meio profissional, a indústria metalúrgica e metalomecânica, é muito comum a utilização do termo máquina-ferramenta (um conjunto funcional que não tem utilidade em separado, por exemplo, berbequim + broca, fresadora + fresa), tal como em «Operador de máquinas-ferramenta». A minha dúvida assenta no seguinte: já encontrei esta palavra(s?) e o respectivo plural escrito das mais variadas formas:
— "Máquina-ferramenta", "Máquina-Ferramenta" e "Máquina Ferramenta";
— "Máquinas-ferramenta", "Máquinas-Ferramenta", "Máquinas-ferramentas", "Máquina-ferramentas", "Máquinas Ferramenta", "Máquinas Ferramentas".
Assim, gostaria de saber como é que afinal esta palavra e o respectivo plural se escreve.
Já agora, com o novo acordo ortográfico, que salvo erro ainda não entrou em vigor, como se passará a escrever?
Obrigado.
Resposta:
Encontrei o termo máquina-ferramenta, da área da engenharia mecânica, no Dicionário Eletrônico Houaiss; diz que se trata de «máquina que serve para cortar, dar forma ou acabamento a peças de madeira, metálicas ou de outro material sólido, acionando um conjunto de ferramentas movido mecanicamente; máquina operatriz». Assim, a grafia correcta é máquina-ferramenta e o dicionário admite dois plurais: máquinas-ferramentas e máquinas-ferramenta. Não se justificam, no entanto, as iniciais maiúsculas.
Não me consta que haja alteração da grafia com o novo acordo ortográfico, cuja entrada em vigor ainda vai demorar.