Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Como deve ser escrito por extenso o valor R$ 0,2116? Vinte e um inteiros e dezesseis centésimos de centavo de real? Dois mil e cento e dezesseis decimilésimos de real?

Resposta:

Este valor escreve-se, por extenso, assim: vinte e um centavos e dezasseis centésimos de centavo.

Pergunta:

Felizmente que desse lado há sempre alguém com quem podemos contar para manter viva a chama da língua portuguesa. Obrigado!

A minha questão (que até pode parecer descabida, mas...):

Como definir, no seu todo, as características artesanais intrínsecas de um determinado motivo? "Artesanalidade"?

Resposta:

Com efeito, artesanalidade é «qualidade do que é artesanal». Assim, a resposta é essa, como já calculava.

Artesanalidade vem de «artesanal + -i- + -dade».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria saber se hebdomadariamente será sinónimo de semanalmente; e padroados, os protegidos pelo padroeiro.

Resposta:

Embora geralmente não se use, o termo hebdomadariamente pode considerar-se sinónimo de semanalmente, visto que o adjectivo hebdomadário quer dizer «relativo a semana, que se renova a cada semana; semanal».

Quanto ao vocábulo padroado, significa «direito de protetor de quem fundou uma igreja» ou «direito de conceder benefícios eclesiásticos»; por metonímia, ainda se trata de «o território onde esse direito é exercido».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Estou estudando para a disciplina de Didáctica do Português e deparei-me com a palavra iconicidade relacionada com um cartoon. Necessito da sua definição.

Resposta:

O substantivo (nome) feminino iconicidade significa, em linguística, «semelhança existente, em certos signos linguísticos, entre a forma e a coisa representada, o que ocorre em onomatopeias (p. ex.: atchim, tique-taque), e palavras onomatopaicas (p. ex.: sussurrar, zumbido)» e, em semiologia, «propriedade que tem o signo icônico de representar por semelhança o mundo real (quanto maior o grau de iconicidade de um signo, tanto menor o seu grau de abstração ou esquematização)».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gentileza informar a etimologia da palavra equívoco.

Resposta:

A palavra equívoco vem «do lat[im] aequivŏcu-, "ambíguo"»; significa, como nome, «erro; confusão»; «interpretação errada»; «mal-entendido»; «sofisma que resulta do emprego de termos ambíguos»; e «trocadilho». Na qualidade de adjectivo, quer dizer «que suscita várias interpretações contraditórias»; «que suscita dúvidas»; «que induz em erro»; e «dúbio; suspeito».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]