Textos publicados pelo autor
«Fazer o ninho atrás da orelha»
Pergunta: Podiam-me informar de onde surge, e o que significa, na realidade, a expressão idiomática, muito utilizada em Portugal, «não ter ninhos atrás das orelhas», que eu nunca consegui perceber convenientemente?
Agradecido pelo esclarecimento possível.Resposta: A expressão registada em dois dos dicionários consultados (Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, e Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e...
«Indispensável a apresentação deste convite»
Pergunta: Gostaria de saber se está errado escrever:
«Indispensável a presença deste convite» ao invés de «Indispensável a apresentação deste convite».
Obrigada.Resposta: Não está errado, mas não é habitual utilizar a palavra presença neste contexto. Nós dizemos, regra geral, «É indispensável a apresentação deste convite», assim como «a presença da pessoa a quem o convite está dirigido».
Com efeito, presença quer dizer,...
A grafia da palavra caxemira
Pergunta: Venho por este meio colocar a seguinte questão: surgiu uma dúvida quanto à forma correcta de escrever a palavra "caxemira" no rótulo dum produto dum cliente nosso. Há quem defenda que seja "cachemira".
Os meus sinceros agradecimentos, desde já.Resposta: A grafia da palavra em causa é caxemira (as obras consultadas não registam "cachemira"). É um vocábulo da área da indústria têxtil, tratando-se de «lã muito fina e macia feita do pêlo de um tipo de cabra de Caxemira (Índia e Paquistão)» ou «fio dessa...
