Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria que me elucidassem sobre o que significa «O grande chicote no Luna-Parque». Penso que sejam os carros de choque, mas não estou certa.

Li um texto de Mário Henrique Leiria e ficou-me esta dúvida.

Muito obrigada pela colaboração.

Resposta:

Chicote é, regra geral, «instrumento resistente e flexível feito de longas tiras de couro ou de cordões firmemente entrançados e presos a um cabo que se empunha para golpear um animal, ou castigar uma pessoa; chibata». No contexto proposto, trata-se de, «nos parques de diversão, conjunto mecânico constituído por uma haste da qual pendem correntes que, girando a alta velocidade, elevam as barquinhas onde se acomodam os usuários».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Diz-se «trabalhar sob pressão», ou «trabalhar sobre pressão»?

Resposta:

Diz-se «estar sob pressão», e significa «ter urgência em; estar sobrecarregado (de problemas, trabalho, etc.)» [in Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora]. Também se pode dizer «trabalhar sob pressão», o que quer dizer, por exemplo, «trabalhar com o obje{#c|}tivo de alcançar resultados muito bons».

«Trabalhar sobre pressão» não tem sentido. Não se trabalha «em cima da pressão» (sobre = em cima de), mas, sim, «submetido a pressão» (sob = submetido a).

Pergunta:

Gostaria de saber o significado etimológico da palavra terceiro.

Resposta:

A palavra terceiro vem do «lat[im] tertiarĭus,a,um, "que contém um terço", p[or] ext[ensão], "terceiro", indicando ordem no tempo ou no espaço; (...) ; f[orma] hist[órica] sXIII tercer, sXIII terceyro, sXIV terceira, sXIV tereçeiro, sXV terçero». O adjectivo terceiro significa «que vem ou está em terceiro lugar» ou «que ocupa o terceiro lugar em uma série, dinastia etc.» Quer ainda dizer (como numeral ordinal) «que ou o que ocupa, numa seqüência, a posição do número três».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Como minha pergunta enviada foi considerada sem contexto, escrevi novamente para sanar minha dúvida. Desejo saber se o uso do verbo fazer está correto escrito assim: «O profissional não dispõe de vaga. Far-se-á encaminhamento para outro profissional.»

Resposta:

Far-se-á está correcto e, neste contexto, pode considerar-se usual, dado que a mesóclise ocorre, essencialmente, em textos e discursos formais.

Veja, por favor, os textos relacionados.

Pergunta:

Está correcto dizer "surdos-cegos"?

Grata pela atenção.

Resposta:

Se um indivíduo que é, ao mesmo tempo, surdo e mudo se designa por surdo-mudo, aquele que é, simultaneamente, surdo e cego deverá chamar-se surdo-cego (plural: surdos-cegos).

Surdo é «que ou quem não ouve ou ouve pouco, ou que perdeu o sentido da audição; mouco», enquanto cego se trata de «que ou aquele que é privado da visão».