Textos publicados pelo autor
As palavras carente e carecente
Pergunta: Gostaria de saber em que momento se devem utilizar as palavras carente e carecente.Resposta: O Dicionário Eletrônico Houaiss regista carecente, mas remete-nos para carente, o termo preferível, pelo menos no Brasil. Significa «que nada possui; carecente, despossuído» ou «que tem necessidade, que precisa; carecente, necessitado».
O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, diz que carente quer dizer «que precisa;...
A expressão «no sentido de»
Pergunta: Gostaria de saber se, na frase a seguir, o termo «no sentido de» está bem empregado e como poderia substituí-lo.
«Mas o costume consolidou-se no sentido do Chefe de Estado confirmar a solução proposta pelo Conselho de Estado, o que se constituiu em um fato importante para que o Conselho visse reconhecida a sua natureza como autêntico órgão jurisdicional.»Resposta: Sim, a expressão está bem empregada, mas, neste caso, não se deve fazer a contracção da preposição de com o artigo definido...
«Método duplo-cego»
Pergunta: Na literatura científica referente a ensaios clínicos, utiliza-se com frequência uma terminologia que deriva directamente do inglês, muitas vezes com uma tradução demasiado literal, mas que se tornou normal e geralmente aceite pela comunidade científica. Traduzo frequentemente este tipo de documentos, e ainda hoje tenho dúvidas sobre a utilização destes termos — devo utilizar os termos geralmente aceites e largamente utilizados, ou aplicar um critério que considero mais correcto do ponto de vista linguístico?...
A definição de epicrise
Pergunta: O que é a "epicrise"?Resposta: Sem o contexto, podemos dizer apenas que epícrise (de epi- e crise) é um termo médico usado nas aceções de «parte da evolução de uma enfermidade, que compreende os fenómenos que se seguem à crise da mesma doença» e «apreciação que considera os fenómenos que dizem respeito ao estado crítico de uma doença: origem, desenvolvimento e resultados» (Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, disponível na Infopédia).
Assinale-se que a palavra é esdrúxula...
O emprego da palavra hanseníase
Pergunta: É correto empregar "hanseníase" em vez de lepra?
Desde já, muito grato.Resposta: Sim, é correcto; a palavra, da área da infectologia, encontra-se registada em vários dicionários, médicos e generalistas, embora seja uma «denominação pouco utilizada para designar a doença de Hansen ou lepra». Aliás, o termo hanseníase vem «de Hansen, médico norueguês, 1841-1921, e -íase» [Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora].
A...
