O webinar «Professor, o que tenho de estudar? Processos de compreensão do texto», orientado por Carla Marques, professora e consultora permanente do Ciberdúvidas, teve lugar no dia 9 de fevereiro de 2021. Destinada sobretudo a professores de Português, esta formação tratou a compreensão leitora, incidindo sobre os aspetos referidos no texto de divulgação:
«O desenvolvimento da capacidade interpretativa é fundamental para a formação dos futuros cidadãos que a escola agora prepara. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória sublinha esta importância ao inscrever no seu texto as áreas de competências das Linguagens e Textos e do Pensamento Crítico e Pensamento Criativo.
Não obstante, a compreensão textual representa para os alunos dificuldades muito variadas, que se constituem como um desafio para a didática do português. Por esta razão, a definição de um percurso centrado na promoção da competência de leitura terá de assentar no princípio de que a compreensão e a interpretação de um texto dependem sobretudo do desenvolvimento de processos de abordagem que permitam aceder a várias camadas do texto. Nestes processos encontrar-se-á a chave para a promoção dos diferentes descritores de desempenho previstos nas Aprendizagens Essenciais, que serão também visados na avaliação deste domínio.»
O webinar poderá ser visto / revisto aqui.