Cerca de 1700 estudiosos da língua portuguesa provenientes de vários países dos cinco continentes participam na sexta edição do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), que se realiza na instalações da Escola Superior de Educação de Santarém, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2017.
Um encontro que teve anteriores edições em São Paulo, Évora, Macau (em 2011), Goiás (2013) e na Universidade de Salento, em Itália, em 2015.
Além da Comissão Permanente e da Comissão Organizadora, o SIMELP conta com uma Comissão Científica que integra perto de 300 investigadores, na sua maioria do Brasil e de Portugal, mas também de Angola, de Cabo Verde, de Moçambique, da China (muitos deles de instituições do ensino superior de Macau), do Japão, da Coreia do Sul, do Uruguai, da Argentina, de Itália, da Alemanha, de Inglaterra, da Finlândia, de França, de Espanha.
Os objetivos, temas em debate e participantes da presente reunião – oriundos de todos os países onde o português é língua oficial e, ainda, de países onde é ensinado como segunda língua ou como língua estrangeira – constam desta notícia da agência Lusa, transcrita no “Diário de Notícias”, do dia 17/10/217. Aqui.