Renato Borges de Sousa, com uma vida dedicada promoção da língua portuguesa no mundo, faleceu em Lisboa no dia 14 de janeiro p.p. Açoriano de nascimento, ilha de São Miguel, a 7 de Setembro de 1935 –, foi o criador do CIAL – Centro de Línguas, hoje a maior escola privada em Portugal dedicada ao ensino de Português Língua Estrangeira. Na década de 80 do século passado fundou a IALC – International Association of Language Centres, que envolve 150 escolas de línguas para estrangeiros de uma centena de destinos, em 23 países.
Entre 1989 e 2010, lançou em Lisboa a Expolíngua Portugal – Salão Português de Línguas e Culturas, dedicado à divulgação de todo o tipo de materiais para a aprendizagem e ensino de línguas. Nas suas 20 edições efetuadas, teve precisamente na penúltima, como convidados de honra, a língua portuguesa e a lusofonia. Sem concretização, por falta dos indispensáveis apoios, ficou o sonho de Renato Borges de Sousa em realizar uma Expolíngua em Luanda.
Coordenou com outros professores do CIAL vários manuais para a aprendizagem do Português Língua Estrangeira. Por exemplo: Português XXI 1 – Pack Livro do Aluno + Caderno de Exercícios, Estratégia 1 – Método de Português no Domínio Empresarial, Entre Nós 1 - Pack Livro Do Aluno + Caderno De Exercícios, Entre Nós 2 – Livro do Professor, Português XXI 3, Português Jurídico para Alunos de PLE e Método de Português para Hispanofalantes.