O Público (21/07/09) noticia um novo serviço integrado no Ciberdúvidas destinado a facultar o acesso livre a recursos educativos que informem e auxiliem o processo de ensino/aprendizagem do português língua materna e do português língua não materna. Como escreve a jornalista Paula Torres de Carvalho, esta plataforma estender-se-á, numa segunda fase, aos cinco países africanos de língua oficial portuguesa e a Timor.
Desde que começam a frequentar a escola até ao 12.º ano, as crianças e jovens portugueses vão passar a poder treinar e aprofundar a aprendizagem da língua através de um novo sistema: jogos interactivos nas áreas da gramática e da escrita que, no final, serão corrigidos e avaliados, acompanhados com treino da leitura com materiais incluídos numa biblioteca virtual.
Além da consulta de obras de leitura obrigatória como A Relíquia, de Eça de Queirós, ou Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, em formato electrónico, os alunos podem aceder a entrevistas, textos autobiográficos, relatos de viagens, relatórios ou textos científicos. Iniciativa do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, espaço de promoção do português na Internet fundado pelos jornalistas José Mário Costa e João Carreira Bom (já falecido), este projecto já mereceu a luz verde do Ministério da Educação, que destacou dois professores para apoiar a equipa.
Ver A web Ciberdúvidas ofrecerá un curso de portugués en liña
O Ciberdúvidas, que conta com 2,5 milhões de visitas mensais, passa assim a ter uma nova valência de ensino a distância que se junta à principal, um consultório linguístico com um arquivo de 30 mil respostas a dúvidas sobre a língua portuguesa.
O novo projecto ainda em gestação, deverá começar a ser apresentado nas escolas dos principais centros urbanos (Lisboa e Porto) em meados do próximo ano lectivo. Entre as várias vantagens, conta-se a de proporcionar uma maior colaboração dos pais no processo de aprendizagem dos filhos, em fóruns da língua portuguesa, considera José Manuel Matias, coordenador do Ciberdúvidas, vice-presidente da Sociedade de Língua Portuguesa (SLP) e também um dos responsáveis por esta plataforma de apoio ao ensino da língua. O objectivo é «disponibilizar gratuitamente materiais que contribuam para o ensino e para a aprendizagem do Português», diz, notando que «é uma mais-valia para a aprendizagem» e para o «desenvolvimento de competências de que os alunos precisam».
Abranger PALOP e Timor
Numa segunda fase, conforme explica José Mário Costa, este projecto estender-se-á aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e a Timor, onde poderá mesmo transformar-se numa alternativa à escola.
Em Portugal, funcionará, sobretudo, como um «complemento do ensino» ministrado nas escolas, esclarece a coordenadora científica do projecto, Ana Martins, que contará com a colaboração de dez linguistas.
Além de um acesso aos conteúdos «universal e gratuito», este sistema possibilita a aquisição de recursos independentemente das editoras escolares. Segundo Ana Martins, o seu uso poderá ser feito tanto autonomamente pelo aluno, como com o acompanhamento do professor.
Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, saúda a possibilidade de «alargamento» do ensino da língua portuguesa aberta por este projecto, «tanto em Portugal como no estrangeiro a todos os níveis de escolaridade». Através dele, classificado pelo secretário de Estado como «um instrumento muito importante», vai tornar-se possível aceder a todos esses recursos educativos «para uma prestação de serviços alargada». Salienta, contudo, que este método não deverá substituir-se à escola, visto que esta proporciona «o contacto presencial indispensável» e a «formação para a cidadania».
Ver ainda A web Ciberdúvidas ofrecerá un curso de portugués en liña
Público, 21 de Julho de 2009