A palavra pelé faz agora parte da lista de palavras do dicionário Michaelis – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.
Definido como «que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém», deve o seu registo em dicionário ao facto de Pelé ser «considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único». Assim, afirma-se, por exemplo, que «Ele é o pelé do basquete» ou «Ela é a pelé do ténis» significa que consideramos essas duas pessoas excecionais nos desportos que praticam.
Note-se que pelé vem do nome próprio Pelé, alcunha (apelido) de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), o célebre jogador de futebol do Brasil. A inserção deste novo nome e adjetivo no dicionário Michaelis é resultado de uma campanha da Fundação Pelé, que recolheu 125 000 assinaturas na Internet em poucos meses.
Cf. Único e incomparável: “Pelé” já está no dicionário + Pelé já está no dicionário + «Excecional, incomparável, único»: 'Pelé' tornou-se uma palavra em dicionário de língua portuguesa