Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.

A aprendizagem do mirandês começou com uma turma em 1985 e hoje já é ensinado desde o pré-escolar ao 12.º ano a mais de 450 alunos, num universo de 800. Para os não residentes no concelho há um curso na Internet. Notícia do Público de 23 de Setembro de 2007, que a seguir se transcreve.

Mais de 450 estudantes frequentam aulas de mirandês num universo de 800 alunos

Por Ciberdúvidas/RDP-África

A emissão do programa Língua de Todos de segunda-feira, dia 24 de Setembro, depois das 19h20 (hora de Portugal), na RDP-África, tem como tema central uma entrevista com a directora da Escola de Português em Maputo, Albina Silva, que falará sobre o apoio aos professores de Português moçambicanos.

Por Ciberdúvidas/Antena 2 /Universidade Autónoma de Lisboa

O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 23 de Setembro, às 17 horas, na Antena 2, tem como tema central a abertura do ano escolar e o ensino do Português nos ensinos básico e secundário. Contará com depoimentos dos professores Carlos Reis, Sérgio Niza, Edite Prada e Regina Rocha, e do jornalista e escritor Francisco José Viegas.

«Não há alteração na política fundamental estabelecida na Constituição da República de termos duas línguas oficiais, português e tétum», reafirmou o novo presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, em entrevista à agência de notícias Lusa, aqui transcrita. O recém-aprovado Programa de Governo timorense propõe o inglês e o indonésio como línguas de trabalho.

Por Chrys Chrystello

 

O gramático e académico brasileiro Evanildo Bechara é um dos 60 participantes do 6.º Colóquio Internacional da Lusofonia, que se realizará de 3 a 6 de Outubro, em Bragança, Portugal. 

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Os restos mortais de Aquilino Ribeiro (1885-1963), uma das maiores figuras da literatura portuguesa, ficaram trasladados  no Panteão Nacional (Lisboa).

O autor de O Malhadinhas e de Quando os Lobos Uivam congrega linguagem popular e erudição, numa combinatória única que lhe dá o estatuto, segundo Urbano Tavares Rodrigues, de «inventor da língua».

A produção de Aquilino não se atém apenas ao romance, mas estende-se à tradução/adaptação de clássicos, à dramaturgia e ao ensaio.

Metade das 7000 línguas que se falam no mundo poderá desaparecer neste século, segundo um estudo da National Geographic, que alerta para o perigo em cinco pontos do planeta, entre os quais a América Central e a do Sul. Notícia no Diário Digital de 19 de Setembro de 2007.

Ler também: 7 Mil Línguas em Risco de Extinção.

Foram tornadas públicas as conclusões e as recomendações da Conferência Internacional para o Ensino do Português, realizada em 7 e 9 de Maio p. p. «Importa sensibilizar e responsabilizar todos os professores, independentemente da sua área disciplinar, no sentido de cultivarem uma relação com a língua norteada pelo rigor e pela exigência da correcção linguística», defendeu o comissário da conferência, professor Carlos Reis, conforme notícia aqui reproduzida, no Correio da Manhã de 17 de Setembro.

A maioria dos padres portugueses já não sabe latim, refere uma notícia do “Correio da Manhã”, que transcreve uma carta a este propósito do cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
 

«Não podemos, de forma alguma, permitir que a aprendizagem do Português – indispensável à realização individual e à coesão social – deixe de ser considerada uma das prioridades do nosso sistema de ensino», denfende o presidente da Repúbica de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Ver notícia aqui.