A importância da educação na cooperação com Moçambique foi assinalada, em Maputo, pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, por ocasião da assinatura de criação do Centro de Língua Portuguesa na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e de um protocolo de renovação da Cátedra de Português como Língua Segunda e Estrangeira.
Francisco André assinalou que este setor será uma prioridade no próximo Programa Estratégico de Cooperação (PEC), cujo desenvolvimento do mesmo dará um contributo para o desenvolvimento socioeconómico.
Também Orlando Quilambo, reitor da UEM, sublinhou a importância destas ações.
O Centro de Língua Portuguesa Camões/UEM, que vai ficar sediado nas instalações da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, permite criar um centro de recursos especializados e beneficiar professores e estudantes da área da língua portuguesa.
A Cátedra de Português como Língua Segunda e Estrangeira, surgido em 2008, promove a difusão e promoção de estudos sobre o português bem como a produção de materiais e ferramentas para o esnino da língua portuguesa como língua não materna (PLNM).
Pormenores na agência Lusa em 6 de julho de 2021.