Encontra-se em linha a plataforma digital do projeto FLIPP, que visa a transformação digital das escolas, adotando diversas estratégias, entre elas, a da «sala de aula invertida» (em inglês flipped learning). Trata-se de uma iniciativa que resulta da colaboração de entidades da Turquia, Grécia, Kosovo e Itália, no âmbito do programa europeu Erasmus+, o qual apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
As páginas do FLIPP facultam aos educadores o acesso a um leque de ferramentas e técnicas para a aplicação do modelo de «sala de aula invertida». Os cursos disponibilizados aprofundam vários aspetos desta estratégia inovadora e foram produzidos com recursos de vídeo de última geração, utilizando instalaçõs de estúdio e tecnologia de tela verde. A língua predominante dos cursos é o inglês, mas há também legendagem quer nesta língua quer ainda em turco, grego, albanês, italiano e português.
Os objetivos do projeto envolvem a criação de:
– uma plataforma digital de aprendizagem constituída por oito (8) tópicos diferentes repartidos por 460 minutos de vídeos, sobre instruções invertidas eficazes;
– 120 materiais didáticos para os professores uitilizarem aulas invertidas;
– uma rede de professores em toda a União Europeia;
– uma conferência internacional sobre aprendizagem invertida.
Entre os cursos já disponíveis em vídeo, destacam-se:
–"Introdução à sala de Aula Invertida" (60 min), coordenado por Helena Belchior-Rocha, professora auxiliar do Iscte, e direcionado para questões como «o que é a sala de aula invertida?» e «que impacto tem na educação?»;
– «Estratégias de Aprendizagem Pré-Aula» (90 min), coordenado e apresentado por Bahadır Namdar, Nedim Özdemir e Fulden Güler Nalbantoğlu, professores da Universidade de Ege, que dão conta aos participantes de eventuais barreiras tecnológicas e propõem soluções para as ultrapassar.
– «Ferramenta WEB 2.0 para Aprendizagem Online», curso que oferece aos educadores um arsenal diversificado de ferramentas, das plataformas populares Kahoot!, Quiziz, Draw.io e Canva a outras eficazes na aprendizagem invertida como Socrativ, Edmodo e Flio2Learn.
Mais informação nas páginas do https://www.flipp-project.eu/