A cidade de Coimbra acolhe, de 23 de junho a 2 de julho de 3023, o primeiro Ciclo Cidadania da Língua, promovido pela Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.
O evento, que marca o primeiro passo para a inauguração em outubro de 2023 da Casa da Cidadania da Língua, reúne durante dez dias importantes nomes da cultura e literatura dos países de língua portuguesa, entre os quais a filósofa e escritora brasileira Djamila Ribeiro, a escritora luso-angolana Yara Nakhanda Monteiro, o historiador brasileiro Laurentino Gomes, o escritor Rafael Gallo, vencedor do prémio Saramago, bem como a gerente do SESC São Paulo, Andrea Nogueira, e o diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena.
O programa é constituído por debates, palestras, conversas, performances e apresentação de obras e reparte-se por três espaços da cidade de Coimbra: Casa da Escrita, Praça do Comércio e Casa da Cidadania da Língua.
Em nota de imprensa, a organização sublinha a urgência de um debate sobre «como a cultura se transforma em marca de território, a expansão de uma programação cultural em português, o lugar de fala, os trânsitos entre arte e literatura, os desafios da nova cidadania e o acesso à educação». A realização deste ciclo em Coimbra visa reforçar e relançar a importância da cidade como um dos epicentros da língua portuguesa.
Mais informação em Comunidade, Cultura e Arte (19/06/2023).