A linguagem dos jornalistas que são correspondentes internacionais é o tema das emissões de 26 a 30 de junho do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*).
O convidado é o jornalista Dennis Redmont, que foi correspondente internacional da agência Associated Press (AP) durante 42 anos. Estreou-se nessas funções, vindo para Lisboa em 1965. Não conquistou a simpatia de Salazar: a sua primeira reportagem em Portugal foi a ida ao local onde foi morto Humberto Delgado.
Redmont foi também correspondente em muitos outros lugares, fez reportagens em 80 países, mas regressa sempre a Lisboa, cidade onde vive e tem casa. Hoje está reformado. Escreve um blogue, crónicas e disfruta da vida em Lisboa.
Alguns tópicos da conversa: as palavras que atraem mais leitores, como falar uma língua muda a vida de uma pessoa, o caso de um correspondente internacional que irritou o regime salazarista, hist´rias de um jornaista que conheceu três Papas e como aprender o sgnificado de macumba... a muito custo e a geração de que os EUA mais se orgulham.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando sempre disponivel na plataforma da RTP Play.