A diferença entre “benzer-se” e “persignar-se” é um dos temas do programa Cuidado com a Língua!, nesta sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, às 21 horas, na RTP-1, apresentado pelo actor Diogo Infante – que nos falará também da origem da expressão “de cabo de esquadra”.
Perguntar-se-á, ainda, nesta 20.ª emissão, se é “vende-se casas” ou “vendem-se casas” ou por que razão é que só os edifícios, e não as pessoas, podem ser evacuados.
Teremos também a explicação para o facto de os números, ordinais e respe(c)tivas abreviações, serem mal grafados nos jornais e nas legendas do cinema e da TV.
O programa é repetido no sábado, depois das 21h45, na RTP-N e, às 21h15, na RTP-África (hora de Portugal nestes três canais). Também poderá ser visto na RTP-Internacional, na terça-feira, às 21h15 (em Lisboa), na quinta-feira, às 22h45, e na segunda-feira, às 11h15 (em Timor).
Além da apresentação do a(c)tor Diogo Infante e da locução da jornalista Maria Flor Pedroso, “Cuidado com a Língua!” tem a autoria de José Mário Costa, com a participação da professora Maria Regina Rocha e do João Lopes Marques, autor dos guiões dos programas, produzidos e realizados integralmente pela produtora "Até ao Fim do Mundo". Os programas emitidos até esta data encontram-se disponíveis em Multimédia RTP, em sistema podcast (pós-difusão).