Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor"
na Faculdade de Letras da Universidade do Porto
dias 7 e 8 de setembro de 2017
784

O Centro de Linguística da Universidade do Porto está a organizar o 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas, que decorrerá nos dias 7 e 8 de setembro de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A investigação sobre a língua tem um papel crucial em todas as dimensões da educação, que se concretiza mediante uma ampla diversidade de atos textuais e discursivos de uso da linguagem. Da interseção entre as ciências da linguagem e a educação emergem áreas de estudo diversificadas, nomeadamente o discurso em sala de aula, os materiais didáticos, os instrumentos de avaliação, a língua como objeto de ensino (na dupla vertente de língua materna e não materna), a linguística como formação científica de base no professor de línguas, a consciência e o conhecimento linguístico como fatores de qualificação profissional no professor de qualquer das disciplinas curriculares, entre outras. A produção científica (teorias, metodologias, instrumentos) neste domínio de interseção reforça a colaboração construtiva entre a teoria (investigação) e a prática (letiva), por meio de um desenvolvimento profissional de educadores, professores e outros agentes diretamente implicados no ato educativo.  Assim, são objetivos deste encontro os seguintes:

– desenvolver um espaço de interseção entre a investigação sobre a língua e a educação;

– contribuir para o conhecimento sobre o papel da linguagem no processo de aprendizagem;

– articular a investigação do campo da Linguística com a das Didáticas. Este Encontro organiza-se à volta de cinco eixos temáticos.

A. As relações entre Linguística e Educação como área de investigação

B. O papel da linguística na formação (inicial e contínua) de professores

C. Questões teóricas relevantes na formação linguística dos alunos do ensino superior e não superior

D. Estratégias, metodologias e práticas de ensino eficazes na educação linguística em diferentes disciplinas

E. Contributos da Linguística para o ensino em diferentes disciplinas

a. A Linguística e o discurso pedagógico-didático

b. A Linguística e a construção de material didático 

c. A Linguística e as práticas avaliativas

i. Conhecimento linguístico como objeto de avaliação

ii. Conhecimento linguístico para a melhoria dos instrumentos de avaliação 

 

Datas Importantes

Prazo de submissão dos resumos: 23 de abril

Avaliação dos resumos: 24 de abril a 16 de junho

Notificação dos autores: 25 de junho 

 

Formato de submissão:

Os resumos devem ser anónimos e devem ter o limite máximo de 2 páginas A4, incluindo as referências. A página deve estar formatada com 2,5 cm de margens e letra tamanho 12 (Times New Roman), espaçamento simples. Os resumos são submetidos eletronicamente via EasyChair.

 

Observação

Foi pedida a creditação como ação de formação junto do centro científico-pedagógico de formação contínua de professores. 

 

Contacto

ltt3@easychair.org

 

Comissão Organizadora

António Leal
Fátima Oliveira
Fátima Silva
Isabel Margarida Duarte
João Veloso
Purificação Silvano
Sónia Valente Rodrigues