Os profissionais da escrita — todos os que escrevem, ensinam a escrever e publicam — têm aqui um óptimo instrumento de consulta e um material de estudo sobre um assunto reconhecidamente problemático: o recurso ao hífen, nas palavras compostas e prefixadas.
Este volume apresenta uma componente de listagem (21 mil entradas, com formas no singular e no plural) e outra de ordem explicativa, com a descrição simplificada do fenómeno da composição e prefixação, agregado por temas.
Surpreende, sobretudo, a exaustividade. São visadas as situações mais variadas: palavras híbridas (por exemplo, Boeing-707); nomes de acordos e documentos; gentílicos formados a partir de topónimos hifenizados; designação de cargos, etc.
Tratando-se de uma edição brasileira, é prudente, para os que seguem o regime ortográfico vigente para o português europeu, proceder à verificação de algumas situações. Por exemplo, fim-de-semana e hei-de aparecem neste livro sem hífen.
Em contrapartida, temos um manancial de palavras da variedade do português do Brasil, com a criatividade incontida que a caracteriza:
bate-papo
arrasta-pé
mão-boba
cara-de-mamão-macho
santantoninho-onde-te-porei
etc., etc...
Acompanham o volume um CD-Rom e a indicação do sítio com actualizações regulares relativas a este assunto: http://www.manole.com.br/usodohifen
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações