O Grande Dicionário da Língua Portuguesa apresenta-se, logo na sua introdução, como um registo representativo das palavras usadas nas diferentes modalidades de uso da língua portuguesa. Resultado do trabalho de uma vasta equipa de especialistas, o dicionário reúne 130 mil entradas, cujos verbetes se distinguem por definições concisas, sem abonações. Cada entrada vem acompanhada de uma breve informação etimológica e de transcrição fonética, procurando reflectir «uma pronúncia neutra da língua portuguesa não marcada diatopicamente e socialmente bem aceite pela comunidade» (em itálico, no original). Considerando que, «do ponto de vista fonético, o conceito de norma é bastante difuso», esta obra de referência preocupa-se em indicar pronúncias regionais: é o caso da notação [o(w)], a qual permite representar a articulação quer de uma vogal simples quer do ditongo "ou", característica do Norte de Portugal. Os estrangeirismos e os brasileirismos são transcritos de acordo com a pronúncia dos falantes portugueses. Saliente-se por último a clareza e a legibilidade do grafismo.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações