À abrangente bibliografia sobre os erros mais frequentes da língua portuguesa publicada no Brasil e em Portugal, junta-se a primeira contribuição de Angola nesta área sob o título Ensaboado & Enxaguado – Língua Portuguesa & Etiqueta, de José Carlos de Almeida. Embora seja jurista, licenciado em Direito pela UAL de Lisboa, e se apresente como «não formado em Língua Portuguesa», o autor foi docente do ensino secundário e é atualmente docente da Universidade Lusíada de Angola.
Na parte central do livro, são expostos os erros de português mais frequentes sob a forma de pergunta e resposta, com a particularidade de o corpus apresentado refletir as práticas dos falantes angolanos: «suar o nariz ou assoar o nariz», «caloriar ou transpirar», «posto de luz ou poste de luz».
O caráter didático deste livro está evidente nos pequenos diálogos que acompanham as explicações dos erros, centradas mais em desfazer os equívocos dos falantes do que numa explanação gramatical, ou na secção sobre a redação de requerimentos, declarações e cartas. Mesmo outras secções da obra mais técnicas, como aquelas que versam sobre alguns aspetos gramaticais da língua portuguesa e os diferentes tipos de frase, revelam o fim pedagógico do livro, com sugestões sobre o uso correto da língua portuguesa.
O título, explica o autor nesta entrevista, vem do uso errado do verbo ensaboar com o sentido de «tirar o sabão», que é, na verdade, o significado do verbo enxaguar.
Ponto negativo: a bibliografia referenciada pelo autor está aquém do que é esperado neste tipo de obras, até por uma questão de informação a quantos querem saber mais e consultar outras referências sobre a língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações