A obra (Auxiliar a) compreender os verbos auxiliares: descrição e implicações para o ensino do Português como Língua Materna, de Anabela Gonçalves e Teresa da Costa, Edições Colibri e Associação de Professores de Português, n.º 3 da colecção Cadernos de Língua Portuguesa, permite problematizar o conceito tradicional de verbo auxiliar e propõe uma classificação, com base em critérios, de natureza sintáctica, que permitem agrupar os verbos tendo em conta o seu comportamento sintáctico e semântico, o que reduz, significativamente, o número de verbos claramente auxiliares. Analisam-se ainda outros verbos, semi-auxiliares, bem como verbos plenos que, em determinados contextos, se aproximam dos auxiliares, como é o caso dos verbos querer, mandar e ver. No final, além de um glossário onde se definem os conceitos mais relevantes neste domínio e de uma bibliografia bastante completa, apresenta igualmente, como todos os números da colecção, propostas de actividades para os vários níveis de ensino não superior.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações