Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
«Um dos assuntos que mais o preocupam» (e não "preocupa")

Volta e meia, emerge o erro na concordância do verbo em frases com expressão «um dos que…». Foi o que aconteceu nesta a notícia do "24 Horas" (de 26 de Abril p.p.p) sobre o facto de o Presidente da República Cavaco Silva ter questionar a forma como se comemora o 25 de Abril, em Portugal: «(…) A fraca participação dos mais novos na actividade política é um dos assuntos que mais o preocupa.»

É obrigatório o verbo preocupar ir para a terceira pessoa do plural, concordando com o seu sujeito (que, relativo a assuntos): «(…) este é um dos assuntos que mais o preocupam.» O verbo iria para o singular se houvesse referência a apenas um assunto: «A fraca participação dos mais novos é o assunto que mais o preocupa.»

Sobre a autora