"/Téni/"?! - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
"/Téni/"?!

Ténis é um exemplo de palavra que surge por extensão de um determinado conceito.
     Do desporto (o ténis) e dos sapatos próprios para o praticar (sapatos de ténis), a palavra estendeu-se aos sapatos que servem para praticar desporto em geral, a que normalmente chamamos "ténis".
     Portanto, quando dizemos «tenho uns ténis novos», no fundo estamos a omitir uma parte da expressão «tenho uns (sapatos de) ténis novos». O mesmo acontece se precisarmos de utilizar a palavra no singular: «Tenho este (sapato de) ténis roto».
     Em resumo, a palavra só tem uma forma, quer seja singular, quer seja plural.: o ténis, os ténis. À semelhança, aliás, de exemplos bem corriqueiros da nossa língua, como lápis, pires e pénis.
     Pois é… quem se lembraria de dizer o "/lápi/", o "/pire/" ou o "/péni/"? Mas há muito boa gente a dizer…o "/téni/"! Ele há cada uma!

Sobre a autora

Maria João Matos, professora de Português do ensino secundário, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.