Para quê o mamarracho COO? - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
Para quê o mamarracho COO?

Luís Marques, conforme notícia divulgada pelos media portugueses de sábado, 8 de Outubro p. p., foi nomeado director-geral da SIC — deixando o cargo até aí exercido de chief operating officer (COO) da estação. O anglicismo, recorrente no "economês" que inspira a nomenclatura do principal grupo privado da comunicação social portuguesa, foi acriticamente transcrito da informação original, até onde menos se esperava. O que espero, sinceramente, é que Luís Marques, a quem o Ciberdúvidas tanto deve — e graças a quem a rádio e a televisão públicas nacionais têm hoje espaços dedicados à língua portuguesa —, acabe de vez com o mamarracho. Até porque, convenhamos, só mesmo os iniciados anglófilos saberão o quer dizer e para o que serve, verdadeiramente...

Sobre o autor

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aqui.