Jorge Gabriel, apresentador do Festival da Canção 2007, na RTP1 (10 de Março de 2007), referindo-se ao trabalho dos autores e dos intérpretes do concurso: «Para que estas dez canções aqui chegassem, tiveram de percorrer um longo percurso. É preciso muito trabalho, muita perseverança.» E articulou o s de perseverança como se fosse um z.
Primeiro ponto: a repetição da ideia de percurso, traduzida no emprego simultâneo das palavras percorrer e percurso, é um pleonasmo escusado. Numa oração deve evitar-se a utilização de um verbo e de um substantivo da mesma família (percurso é o acto ou efeito de percorrer), podendo o verbo ser substituído por outro (fazer um percurso), ou sê-lo o substantivo (percorrer um caminho).
Segundo ponto: a consoante s da palavra perseverança (que significa constância, persistência, firmeza) deve ser lida como o s da palavra salsa, pois não está entre duas vogais. A incorrecta articulação em z poderá advir de confusão com a palavra preservar, que significa resguardar, proteger, garantir a sobrevivência de.