Crónica do autor sobre a deturpação da palavra anomalia, colhida numa irritação provocada no caótico trânsito da cidade de Luanda,
[Publicada na coluna "Professor Ferrão" do semanário luandense Nova Gazeta de 15 de julho de 2015, à volta dos usos do português em Angola e com o título "Vejo muitas "Anormalias""]
Só quem não conhece os troços Luanda – Viana, São Paulo – Cuca, Golfe – Camama, e vice-versa, ousa conduzir por essas bandas ao sábado. É o dia em que todo o mundo decide sair para fazer compras, e como se tornou comum nos últimos tempos, acompanhar as obras de construção, outros juntam-se entre amigos para uns copos, após uma boa pelada… enfim. Todos saem de casa e as estradas ficam como temos visto: completamente engarrafadas, durante longas horas.
Para evitar o stress, às vezes, como aconteceu no último fim-de-semana, opto por andar de táxi. Assim poupo no combustível e, apesar do trânsito, não me aborreço com as mbaias1 e paragens irregulares dos taxistas, para não falar de alguns agentes que, ao invés de regularem o trânsito, andam atrás da micha2.
O senhor Pedro, um passageiro com quem eu fazia a viagem à Cuca, «não se surpreendia» com o que via. Segundo ele, as anormalias nas estradas não ocorrem apenas por culpa dos taxistas: «São os próprios agentes que olham para aquilo, vêem que não terão lucro, e vão atrás das michas.» E acrescenta: «É anormal um polícia ver constrangimento e achar que os automobilistas é que devem resolver.»
Claro que não é normal. Entendi a fúria do mais-velho – causada pela pressa de chegar à Cuca – que já ia tarde para o pedido de noivado de uma sobrinha. Por isso, como disse no início, não levei o carro, peguei um táxi.
E o aborrecimento leva-nos, muitas vezes, a falar o que não devemos ou queremos. Como foi o caso da "anormalia" do senhor Pedro, motivada por indução, acredito, da palavra latina anormal, de que pode derivar anormalidade, que é sinónimo de anomalia. Ambas – anomalia (não "anormalia") e anormalidade – significam «irregularidade».
De normal deriva, por prefixação, a+normal, mas este (anormal) não dá origem à (inexistente) anormalia.
1 mbaia: manobra perigosa
2 micha: "gasosa", gorjeta.
Crónica de Edno Pimentel publicada na coluna "Professor Ferrão" no semanário luandense Nova Gazeta, em 15 de julho de 2015. Título da responsabilidade do Ciberdúvidas, tendo-se mantido a norma anterior ao Acordo Ortográfico, conforme a seguida ainda em Angola.