O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma Covid-19
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
Covid-19: Como descrever o desconhecido que abala o mundo?
Palavras e expressões usadas para retratar uma pandemia

A descrição das várias realidades envolvidas com o surto planetário do novo coronavírus tem levado a uma mobilização lexical interessante e expressiva, recuperada neste artigo da autoria da professora Carla Marques

Qual é a origem de <i>luva</i>? E <i>máscara</i>?
Duas palavras associadas à pandemia de covid-19

Ainda a propósito de vocábulos recorrentes no discurso que os profissionais de saúde, os media e a população em geral produzem sobre a crise sanitária mundial da covid-19, o tradutor e divulgador de temas linguísticos Marco Neves faz uma viagem ao passado para falar de duas palavras relacionadas com a proteção contra o coranavírus: luva e máscara. Transcrição da crónica que o autor publicou no Sapo 24 e no blogue Certas Palavras em 5 de abril de 2020 (o texto segue a ortografia anterior à atualmente em vigor).

Palavras que matam e palavras que salvam
O poder da linguagem humana

Em plena pandemia do covid-19, descobrimos o poder das palavras, que conseguem levar-nos a tomar consciência de uma dura realidade que assola todo planeta, mas que também têm o poder de nos dar a força e o alento para a ultrapassar. Uma reflexão da professora Carla Marques, consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. 

«Por toda a terra era este mal tão geral»
Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a pandemia atual da covid-19.

Na imagem, as ilhas Molucas representadas por Willem Janszoon Blaeu (1571–1638)  [fonte: Moluccæ insulæ celeberrimæ, in Spice Islands (Moluccas): 250 Years of Maps (1521–1760)].