Aumentar de 50% — Não se diga assim. Diga-se «aumentar 50% », sem a prep. de. —Aumentar significa o mesmo que acrescentar, ajuntar, adicionar, e ninguém diz: «acrescentei, adicionei, ajuntei à renda de 50%», mas sim: «acrescentei, adicionei, ajuntei à renda 50%».
Outra construção condenável é: «aumentar em 50%». — Leite de Vasconcelos, Lições de Filologia Portuguesa, p. 374 (2.1, ed.), diz: «b) Várias preposições: Preposição <bde< b=""> . Erros: aumentar de um metro, e mais velho de um decénio, por aumentar um metro, e mais velho um decénio, ou um decénio mais velho; peço-lhe de vir por peço-lhe que venha. ...».
— Epifânio da Silva Dias, Sintaxe Histórica, p. 51 (2.ª ed.), diz: «Obs. Empregar a prepos. de, dizendo v.g. "o facto significa que peso e aceleração aumentaram da mesma quantidade", "envelheceu de dez anos naquele dia" são galicismos».
— O Professor Vasco Botelho de Amaral também condena o «aumentar de», mas acrescenta: «Correcto: aumentar em». (Novo Dicionário). Não sei em que se funda o A. para fazer tal afirmação.
Ver Aumentar de, por Napoleão Mendes de Almeida.