Acordo ortográfico: Identidade da língua não será afectada, ortografia é "cosmética" – Salvato Trigo - Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
Acordo ortográfico:
Identidade da língua não será afectada, ortografia é "cosmética" – Salvato Trigo

Em declarações à Lusa, aquando do I Colóquio Internacional sobre Relações Culturais, Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, alertou para o erro insistente de se considerar que língua e ortografia são uma e a mesma coisa: «O que muda é a representação gráfica da língua, procurando simplificar situações que não têm importância nenhuma. Isso não fere a identidade da língua.»

Esta observação é secundada por Luís Carlos Patraquim, poeta e jornalista moçambicano, que se referiu à polémica em torno do Acordo como a discussão do sexo dos anjos.

Fonte

In Visão, 4 de Junho de 2008.