Em Portugal, os pregões mantêm-se, talvez já não tão presentes nem expressivos como antigamente, mas ainda eficazes como propaganda. Um apontamento do canal TVI (emissão do Jornal das 8 de 6/12/2014) redescobre essa espécie de promoção comercial primeva, feita de voz e persuasão.
Outros registos dos pregões portugueses mais castiços encontram-se acessíveis aqui + aqui e aqui.
Os dicionários podem ficar frequentemente aquém das nossas expetativas, porém, na rubrica O Nosso Idioma, um poema do brasileiro Carlos Eduardo Drummond (Rio de Janeiro, 1971) mostra como ultrapassar essa deceção reinventando o significado da palavra aniversário. No consultório, regressamos ao legado lexical de origem árabe com uma resposta sobre o substantivo azáfama; analisamos uma frase em que ocorre o verbo amontoar; determinamos a etimologia do nome próprio Dinarte; comentamos o uso da locução adverbial «em regra geral»; e avaliamos a expressão «certo e determinado».
O programa Língua de Todos de sexta-feira, 12 de dezembro (às 13h30*, na RDP África; repetição em 13/12, às 9h10*), entrevista Rosângela Morrello, do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, sobre o Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística, dedicado à convivência do português com o castelhano e com as línguas indígenas do Brasil. O Páginas de Português de domingo, 14/12 (às 17h00, na Antena 2), convida a professora Isabel Casanova para assinalar o centenário do nascimento do dicionarista e arabista José Pedro Machado; pede a José Ribeiro Pereira, um dos redatores do Dicionário Global da Língua Portuguesa – autoexplicativo com exemplos contextualizados (Lidel, 2014), que fale desta obra da autoria do padre Jaime Coelho; e propõe uma iniciação ao falar tripeiro com o professor João Carlos Brito e com o livro que este publicou em 2014, Lugares e Palavras do Porto.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
As plataformas Ciberescola da Língua Portuguesa e Cibercursos, prosseguindo a sua atividade de apoio ao ensino e aprendizagem do português (língua materna e não materna), facultam acesso gratuito a recursos diversificados ao mesmo tempo que promovem cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.