Vínculos e conflitos linguísticos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Vínculos e conflitos linguísticos
Vínculos e conflitos linguísticos
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 413
Lusofonia

1. Até 15 de Julho, aceitam-se propostas de comunicação ao 7.º Colóquio Anual da Lusofonia. Este encontro realizar-se-á, como sempre, em Bragança, entre os próximos dias 2 e 5 de Outubro, tendo por tema central Língua Portuguesa e Crioulos: uma relação biunívoca.

Galiza

2. Também o vínculo do mundo de língua portuguesa com a Galiza leva a seguir com interesse a situação linguística nessa região espanhola. Recentemente, um mal-entendido fez notícia. Por causa de problemas informáticos, um trabalhador de Ferrol enviou uma mensagem electrónica em galego a um gabinete de apoio. Comentário da resposta em castelhano: «o texto, não sei se o escreve o seu filho de dois anos ou se é um dialecto que os senhores falam na aldeia». A Mesa pola Normalización Lingüística, plataforma independente para a promoção do galego, fala de «discriminação por razão linguística».

3. Como já noticiámos, está a decorrer o encontro comemorativo  dos 20 anos de actividade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Parabéns!