Nesta segunda-feira, dia 14 de Março, o historiador Vasco Pulido Valente irá receber o Prémio Crónica João Carreira Bom do ano 2004, pelo conjunto das suas crónicas publicadas no “Público”. A cerimónia terá lugar nas instalações da sede da Vodafone, em Lisboa.
Instituído pela Sociedade da Língua Portuguesa e pelo Ciberdúvidas, com o patrocínio da Vodafone, além da homenagem ao co-fundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, este prémio consagra uma figura na imprensa portuguesa que se tenha destacado anualmente no género jornalístico que teve em João Carreira Bom um dos seus expoentes, em vida.
Vasco Pulido Valente licenciou-se em Filosofia, e fez um doutoramento em História na Universidade de Oxford em 1974, com uma tese sobre o período da implantação da República em Portugal. Foi Professor Auxiliar da Universidade Católica, de 1974 a 1986, Leitor de Português na Universidade de Cambridge, Professor Visitante na Universidade de Oxford e é, actualmente, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sendo a sua área de intervenção a História de Portugal dos séculos XIX e XX.
Paralelamente à sua actividade docente e de investigação, foi colaborador activo na imprensa portuguesa. Trabalhou como colunista na “Grande Reportagem”, “Diário de Notícias”, “Expresso”, o “Independente” e escreve actualmente no “Público”. Colaborou, igualmente, na rádio e na TV portuguesas. Foi comentador político na TSF, Rádio Comercial e RTP.
Teve intensa actividade política, chegando a ser membro activo do PSD e secretário de Estado da Cultura, no Governo de Sá Carneiro.
Vasco Pulido Valente é autor de uma extensa obra publicada, de índole histórica, política e sobre questões sociais portuguesas: As duas Tácticas da Monarquia perante a Revolução (1974); A Revolta do Grelo (1974); O Poder e o Povo: A Revolução de 1910 (1976); O País das Maravilhas (1979); Estudos sobre a Crise Nacional (!980); Tentar Perceber (1983); Às Avessas (1990); Os Devoristas: A Revolução Liberal – 1834/1836 (1993) e Glória (2000).