Ciberdúvidas da Língua Portuguesa perfaz nesta data sete anos de existência. Dedicado à língua portuguesa, sob a iniciativa do jornalista José Mário Costa e graças à acção mecenática de um outro seu co-fundador, o saudoso também jornalista João Carreira Bom, entrou pela primeira vez na rede no dia 15 de Janeiro de 1997.
Sete anos decorridos, encontram-se já em linha, permanentemente, cerca de 16 mil questões, entre respostas directas, controvérsias múltiplas, artigos e textos literários variadíssimos e disponíveis a qualquer consulente, em qualquer parte do mundo e à velocidade da instantaneidade da Internet.
Este é um verdadeiro serviço público da Língua Portuguesa através da Internet, como não há outro nestes moldes, no espaço da lusofonia. Pela informação, esclarecimento e o permanente debate promovidos aqui diariamente. Mas também pela promoção dos valores culturais dos países da CPLP em geral, e no respeito escrupuloso das duas variantes ortográficas oficiais do português, a de Portugal e a do Brasil.
Durante estes sete anos, Ciberdúvidas cruzou os mais diversificados públicos e fronteiras, acolhendo entre os seus colaboradores e especialistas as duas correntes desta nossa «língua de oito pátrias».
Mas quem hoje se responsabiliza pela sua orientação editorial tem também a noção das debilidades e lacunas deste proje(c)to. Por isso, Ciberdúvidas conhecerá três alterações de vulto, esperemos que ainda neste primeiro trimestre de 2004.
Primeiro, no seu aspecto gráfico, totalmente renovado pelo prestigiado “designer” português Henrique Cayatte. Depois, por via de novas áreas de intervenção, como é o caso de um ícone sobre todos os conteúdos referentes à Linguística da Língua Portuguesa, com uma base de dados actualizável de todas as teses de mestrado e de doutoramento feitos em universidades portuguesas e brasileiras sobre esta temática. (É um novo ícone que está a ser preparado e orientado por uma nossa ilustre colaboradora, a linguista e professora universitária Maria Helena Mira Mateus, juntamente com a equipa do Instituto de Linguística Teórica e Computacional, devido ao apoio decisivo da Fundação Calouste Gulbenkian.) A terceira melhoria do Ciberdúvidas – dependente, tão-só, da morosidade de um trabalho dessa monta – tem que ver com a renovação da pesquisa no Ciberdúvidas, cujo arquivo passará a ficar disponível sob categorias temáticas. Portanto, com um acesso muito mais rápido, funcional e eficaz para quem nos consulta regularmente.
Temos orgulho no trabalho que realizámos, de resto várias vezes premiado tanto em Portugal como no Brasil. Um orgulho tanto maior quanto os fins absolutamente não lucrativos do Ciberdúvidas – mas nem por isso menos exigente e rigoroso, como se comprova pela incontroversa competência e generosidade dos nossos consultores e parceiros institucionais.
De todos eles – constantes na nossa primeira página –, permita-se-nos um agradecimento muito especial ao SAPO , ao CIAL, à HP , à Fundação Calouste Gulbenkian, à Fundação Jorge Álvares, ao Instituto de Linguística Teórica e Computacional, à Vodafone e à Universidade Lusófona, em cujas instalações, em Lisboa, funciona o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Foram estes apoios, e só eles, que viabilizaram o regresso do Ciberdúvidas, um ano depois do falecimento de João Carreira Bom.
Um bem-haja a todos!