A celebração do Dia da Língua Portuguesa em 5 de maio p.p. foi assinalada de diferentes formas em Portugal pela comunicação social, geralmente em tom muito sério. Mas, no programa da manhã da Rádio Comercial, o registo foi outro: à volta dos maus-tratos que a língua portuguesa sofre quotidianamente – e em particular no espaço mediático –, o locutor e apresentador de televisão Vasco Palmeirim interpretou, com a banda D.A.M.A, uma nova e divertida versão da canção Às Vezes, um dos êxitos deste grupo. Escutemo-los a todos no vídeo que se segue, disponível no Pelourinho:
A língua portuguesa é, no entanto, também diversidade... Que tal ouvirmos a cadência da variedade de Angola, para percebermos o que significam vocábulos como candengue, camba e fobado? É a proposta de um breve Dicionário de Angolano em vídeo, a que se pode aceder pela rubrica O Nosso Idioma.
Voltando ao Pelourinho, damos aí conta de como todo o cuidado é pouco com as palavras parónimas. Fazemo-lo a partir um episódio contado pelo professor e jornalista Edno Pimentel, a respeito de um erro que não se limita ao português de Angola (texto original publicado no jornal Nova Gazeta). No consultório, pergunta-se: como destrinçar um hipónimo de um merónimo? Qual o significado da expressão «ter uma língua de prata»?
«À última hora», ou à «última da hora»? A primeira formulação foi passando, escrita, nos rodapés televisivos portugueses, com as primeiras projeções dos resultados das eleições gerais no Reino Unido – enquanto a segunda se repetiu nas intervenções dos repórteres enviados para a sua cobertura jornalística, na manhã seguinte, assinalando a reviravolta que conduziu à inesperada maioria absoluta conquistada pelo Partido Conservador. Bem a primeira, mal a segunda. «À última da hora» pode ser coloquialismo frequente, mas de aceitação duvidosa. Prefira-se a expressão «à última hora».
O Acordo Ortográfico continua a dar que falar, por exemplo, nos programas Língua de Todos (sexta-feira, 8 de maio, às 13h30*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, 9 maio, às 9h10*) e Páginas de Português (Antena 2, domingo, 10 de maio, às 17h00*). Pormenores na Abertura anterior.
* Hora oficial de Portugal continental.