Regressam as perguntas ao Ciberdúvidas
Depois de uma interrupção de algumas semanas, também aproveitadas para sanar os constrangimentos técnicos decorrentes de uma problemática mudança de plataforma informática em janeiro de 2013, o consultório retoma finalmente a sua atividade, voltando a esclarecer dúvidas sobre o uso e as normas da nossa língua comum. Neste dia, falamos de diminutivos e aumentativos a propósito do substantivo comum rã; da possibilidade de pluralizar substantivos abstratos; de um aspeto do uso do verbo chegar no português de Angola; de formação de palavras; e da história das reformas ortográficas no Brasil.
As restantes rubricas apresentam igualmente novos artigos: no Pelourinho, Paulo J. S. Barata comenta o deslize de uma tradução, em referência ao Parque Güell, em Barcelona; e em O Nosso Idioma divulga-se um interessante trabalho publicado em 8/09/2013 no jornal Correio da Manhã sobre as novas tendências da gíria entre os adolescentes portugueses.
Como sempre, para ficar a par dos conteúdos aqui atualizados, sugere-se ainda a consulta da nossa página no Facebook.
O funcionamento global deste espaço de esclarecimento e debate não dispensa o importante contributo de quantos o acompanham não só nos países onde a língua portuguesa tem estatuto oficial mas também noutros pontos do mundo. Participar na ajuda à continuação deste serviço gracioso e de livre acesso é muito simples: basta premir o botão "Faça o seu donativo" (em cima, à direita; mais informação aqui). A todos, o nosso agradecimento.
