Temos já aqui reportado as várias notícias que nos últimos dois meses vieram a público sobre a redução drástica do número de professores a lecionar na Europa no ensino não superior. Continuaremos a fazê-lo:
Emigrantes ameaçam cortar remessas
Alemanha: Comunidade lança «Movimento para defesa do ensino do português»
Comunidades: Ensino do português no estrangeiro precisa de «soluções conjuntas» – presidente do Instituto Camões
Comunidades: Coletivo para a Defesa o Ensino do Português provoca incidente na Gulbenkian em Paris
Sugerimos neste dia a consulta da secção Correio, que tem sido atualizada com frequência nos últimos dias e onde os consulentes têm oportunidade de ver publicados os seus comentários e aduções de informação às questões do consultório, o que muito agradecemos.
Depois do reforço efetivo da carga horária das disciplinas de português e matemática no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em Portugal, iniciado no corrente ano letivo, está agora em marcha a discussão da proposta de uma revisão curricular mais ampla, que contempla, entre outros aspetos, a obrigatoriedade da disciplina de inglês por um mínimo de cinco anos e o reforço das TIC. Será este o tema do programa Páginas de Português de domingo, 18 de dezembro (às 17h00* na Antena 2).
No programa Língua de Todos de sexta-feira, 16 de dezembro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: uma conversa com o professor guineense Domingos Gomes sobre a promoção da língua portuguesa na diáspora guineense.
* Hora oficial de Portugal continental.