Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Percurso ortográfico
Percurso ortográfico
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 403
texto descritivo da imagem

Da instabilidade ortográfica, na Idade Média, à escrita etimológica, no Classicismo, passando por uma combinação entre fonia e grafia, no período romântico, para chegar à génese da primeira questão ortográfica, nos alvores do século XX. Vale a pena conhecer um pouco da história da ortografia portuguesa, traçada aqui pela nossa consultora Edite Prada.

As reacções emotivas às alterações ortográficas fizeram-se sentir, veementemente, então como agora:

• «"Na palavra lagryma, [...] a forma da y é lacrymal; estabelece [...] a harmonia entre a sua expressão gráfica ou plástica e a sua expressão psicológica; substituindo-lhe o y pelo i é ofender as regras da Estética. Na palavra abysmo, é a forma do y que lhe dá profundidade, escuridão, mistério... Escrevê-la com i latino é fechar a boca do abysmo, é transformá-lo numa superfície banal.» ( Teixeira de Pascoaes).

• «Porque é que me proibirão de meter um c – curvinho, dengoso e mudo – nos meus afetos? Vocês deixam de me entender por isso? Claro que não [...].» ( Inês Pedrosa).

Entretanto, passou um século.

texto descritivo da imagem

O Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e o Programa em Crítica Textual organizam dois Cursos Livres no semestre de Verão de 2010, em horário pós-laboral. O curso Em torno do Português oferece cinco módulos de Linguística, nas especialidades de Edição Electrónica, Dialectologia e Crioulística. O curso A Escrita dos Clássicos oferece três módulos de Crítica Textual, dedicados ao estudo e edição de autógrafos de escritores portugueses.

Consultar o calendário dos cursos.

Para mais informações: sobre o curso A Escrita dos Clássicos: joaodionisio@campus.ul.pt; sobre o curso Em torno do Português: directiva@clul.ul.pt

O Ciberdúvidas esteve no encontro eTwinning 2010, na Ericeira. O blogue da biblioteca escolar de Campo Maior teve a amabilidade de fazer o resumo da nossa participação.