Quando surgiu a ideia de um Prontuário Sonoro da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)? Em que consiste este projecto e como está a ser levado a cabo são algumas das curiosidades que Adelino Gomes, Provedor do Ouvinte da RDP vai procurar satisfazer no próximo programa Em Nome do Ouvinte, em conversa com os responsáveis desta iniciativa, inédita em rádios e televisões do mundo da língua portuguesa.
A ideia partiu do fundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, José Mário Costa, e tem nos jornalistas João Alferes Gonçalves e Eduardo Oliveira e Silva os seus executores na RTP. O Prontuário Sonoro está em fase de experiência na Intranet da RTP — o que significa que por agora se encontra acessível apenas aos trabalhadores da empresa pública de televisão e rádio portuguesa. Mas a ideia dos responsáveis é colocá-lo à disposição também de ouvintes e telespectadores em geral.
Depois de uma interrupção em Agosto, Adelino Gomes retoma assim o programa Em Nome do Ouvinte na Antena 1, na sexta-feira, 4 de Setembro, às 17h20* (com repetição nos restantes canais da RDP). O programa pode ser também ouvido em diferido, aqui.
*Hora oficial de Portugal continental.