O português na televisão e na China - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
O português na televisão e na China
O português na televisão e na China
Por Ciberdúvidas da Língua portuguesa 571

RTP1. São muitas as críticas dirigidas aos canais de televisão da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), designadamente a respeito da qualidade do uso linguístico, segundo o relatório anual do provedor do telespectador da RTP, Paquete de Oliveira:

«Mantêm-se os reparos sobre erros em legendas e rodapés. Os espectadores elogiam bastante o programa Cuidado com a Língua!, mas acusam a RTP de não o cumprir — o provedor reconhece que o cenário melhorou, "mas ainda persistem erros". E também consideram excessivas algumas situações e a linguagem brejeira dos programas de humor.»

2. Mas foi na RTP2, no programa Câmara Clara de 15 de Fevereiro último, que se soube do interesse da China pelo Brasil, por Angola e, obviamente, pela língua portuguesa, conforme revelou o norte-americano Joseph Levi, professor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Hong Kong.