A língua portuguesa é a convidada de honra da 56.ª edição da Feira do Livro de Belgrado, a decorrer entre 23 e 30 de outubro. É a primeira vez, neste evento, que se destaca não um país, ou a sua literatura, mas a língua e as literaturas de uma comunidade de falantes. Esta novidade deveu-se à ação concertada das embaixadas de Portugal, Brasil e Angola junto dos responsáveis sérvios.
Já se sabe que a língua é uma barreira à integração do imigrante no país de acolhimento. Daí que haja necessidade de estudos sobre a vertente social e política dos exames de língua para a obtenção da nacionalidade ou residência, estudos esses já com alguma tradição em vários países. Portanto, vale a pena perguntar: qual a realidade, a este nível, da língua portuguesa nos países lusófonos?
Está agendado para o dia 21 de outubro o lançamento do Novo Dicionário Terminológico da Língua Gestual Portuguesa, com a chancela do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Quem regula também regulamenta? E quem regulamenta tem em conta quem regula? É esta uma das cinco questões em destaque na atualização do consultório deste dia.
Devido ao feriado nacional do 5 de outubro em Portugal – que assinala os 101 anos da implantação da República no país –, Ciberdúvidas regressa com nova atualização no dia seguinte, quinta-feira.